Igreja do Nazareno
em Boa Viagem

Av. Visconde Jequitinhonha, 2285
Boa Viagem – Recife – PE – Brasil
CEP 51030-021 Fone: (81) 3463.8759

Nosso propósito é proclamar o evangelho no poder do Espírito Santo, levando pessoas
a Cristo para que sejam salvas, santificadas, curadas e libertas, gerando famílias fortes
e restauradas, edificando assim uma igreja santa, adoradora, acolhedora, alegre,
evangelística e missionária.

O Choro pode durar uma noite…


alegriaConsideremos alguns dos caminhos usados por Deus para transformar nosso caráter. Mas se buscássemos conhecer todos os seus caminhos, somente perceberíamos quão pequeno é o nosso conhecimento dele e dos caminhos que prepara para nós.

Aquela perspectiva romântica de que a vida espiritual é um “mar de rosas” precisa ser superada. É importante amadurecer. Por incrível que pareça, as tribulações, aflições da alma devem nos aproximar e não nos afastar de Deus. Aqui é que muitos negligenciam e desperdiçam oportunidades de experimentar o poder da oração. “Está aflito alguém entre vós? Ore” Deixar de orar mediante as aflições é um erro. A negligencia da oração abre a porta para a murmuração. Murmuração é um pacto com a derrota. Esse foi o pecado que condenou toda uma geração do povo de Israel a perecer no deserto.

Aflições funcionam como um chamado para depender de Deus. Mediante as aflições temos a grande oportunidade de crucificar a justiça própria, a auto piedade e outras sutilizas do ego, para levar-nos a uma vida plena com Cristo. Disso emerge o verdadeiro Cristão. A cruz é a ferramenta que esculpe o caráter. A aflição, quando crucificada, exercita a fé, fortalece o espirito e produz comunhão e orações altamente eficazes.

As sagradas escrituras afirmam que dentro de tantas promessas tremendas que Deus nos fez, Jesus Cristo o nosso Senhor varão experimentado em dores inclui as aflições: Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis aflições; mas tem bom animo, eu venci o mundo” (João 16:33). Bom animo e paz coexistindo com as aflições credibiliza a obra de Jesus e a real possibilidade de uma intervenção divina. Esse exercício de fé e piedade transforma o caráter, constrói a vitória e produz um crescimento qualitativo.

A realidade do pecado no mundo é muito cruel; no entanto, o crente tem de lembrar que o consolo vem do Senhor e não de si mesmo, e fazer isso tudo em um espirito de oração e dependência, ou, caso contrário, irá cair, pois ” a ajuda propriamente dita, a assistência e a operação interna do Espirito Santo são necessárias… para produzir cada ato Santo de nossas mentes, vontades; ninguém precisa continuar aflito. É imperativo orar! Em breve, haverá um ambiente de gratidão e louvor, é como o apostolo Thiago prossegue: ” Esta alguém contente? cante louvores”. Esta alguém triste ore.

A oração liga a aflição ao contentamento. Esta é rota da vitória: oração, contentamento e louvor. O salmista garante: “O choro pode durar uma noite; pela manhã; porém, vem o cântico de jubilo” (Sl 30:5). Quando a aflição não termina e o choro persiste deprimindo a vida é sintoma que, de alguma forma, estamos fracassando no nosso relacionamento com Deus.

É possível vivenciar os ensinos de Jesus. Evidentemente, não parece tão simples como estamos expondo. O próprio Jesus passou por momentos cruciais em que precisou orar.

Rev. Rolando Sotto Ruiz